O primeiro voo no Brasil


A história da aviação é cheia de grandes momentos. Um deles, é a história do primeiro voo feito na América Latina! O primeiro voo da história do Brasil. Conheça um pouco mais da nossa história nesse breve texto sobre o primeiro voo da história do país.

Quem foi o primeiro a voar no Brasil?

Diferente do que muito pensam, Santos Dumont não foi o primeiro a voar no Brasil. Apesar de ter sido um dos grandes inventores, a tarefa de voar no Brasil ocorreu somente 6 anos após o voo de Dumont na frança.

Dito isso, o primeiro voo da história do Brasil, e América Latina, ocorreu em 7 de janeiro de 1910. No lugar do piloto estava Barão de Lavaud, filho de um comendador francês. O Barão, que dedicou 4 anos para a construção de um avião, batizou sua criação de São Paulo.

Como foi o primeiro voo da história do Brasil?

Assim como era feito em todo o mundo, o Barão de Lavaud construiu seu próprio avião e decolou em 7 de janeiro de 1910 em São Paulo. Sobrevoando 103 metros em seis segundos e 18 décimos, o feito fez do Barão o primeiro piloto da América Latina a voar em uma máquina mais pesada que o ar.

Por fim, Lavaud continuou tentando melhorar suas criações e em 1920, por acidente, descobriu uma forma de criar tubos em grande escala. Eventualmente, ele se aventurou no mercado metalúrgico e logo criou a Companhia Brasileira de Metalurgia.

Apesar do grande sucesso na aviação, seu nome quase não é citado quando falamos dos primórdios da aviação. Afinal, Santos Dumond é o nome que sempre é lembrado.

Mais sobre a história da aviação

Finalizando, a presença brasileira na aviação é algo grande. Desde o título de criador do avião até o de primeiro piloto sul-americano, o Brasil sempre esteve presente. Por isso, fizemos um texto que narra a história de um das maiores invenções do último século: o 14-bis!

Confira aqui.

Siga a ADS LATIN no Instagram.