Conheça a História do 14-Bis


O 14-bis, ou Oiseau de Proie (ave de rapina), é uma das maiores criações do mineiro Alberto Santos Dumont. Nascido no interior de Minas Gerais,  Santos Dumont foi um dos maiores inventores do Brasil, considerado um grande nome mundialmente. Em 12 de novembro de 1906 conquistou o Prêmio Archdeacon e o Prêmio do Aeroclube da França ao realizar um voo de 220 metros em Paris utilizando o Oiseau de Proie III. Conheça agora a história do 14-bis.

Santos Dumont fazendo um voo histórico com o 14-bis.

 

O 14-bis

 

Inicialmente, o 14-bis era um aeroplano construído unindo-se ao balão 14. Ainda em testes, o projeto de avião tinha em seu corpo acoplado um balão. O objetivo de Dumont era que o balão reduzisse o peso do aeroplano fazendo com que a decolagem fosse facilitada. Após mais testes, percebeu se que o equipamento gerava muito atraso e comprometia a velocidade do avião.

Uma curiosidade, é que o nome do icônico avião se veio do uso do balão 14. Sendo uma referência para 14-novamente.

O primeiro teste foi feito em 19 de julho de 1906, ainda conectado ao balão. E foi somente em agosto do mesmo ano que o 14-bis ganhou o design com que ficou famoso. Após duas tentativas de voo, o aeroplano levantou se e voou. Apesar da sua instabilidade não agradar, Santos Dumont se disse satisfeito.

Seu motor, inicialmente, tinha potência de 24 cavalos, o que logo foi alterado para um motor náutico Antoniette de 50 cavalos-vapor. A partir disso, o 14-bis foi nomeado Oiseau de Proie.

 

O Voo Histórico

 

Santos-Dumont continuava testando e aprimorando sua criação. Ele envernizou a seda das asas, para aumentar a sustentação, retirou a roda traseira, por atrapalhar a decolagem, e cortou a estrutura onde ficava a hélice. Em 23 de outubro de 1906, no campo de Bagatelle, Paris, o Oiseau de Proie II, após várias tentativas, percorreu sessenta metros em sete segundos, a uma altura de aproximadamente dois metros, perante mais de mil espectadores.

Porém, o voo não foi um sucesso. O pouso brusco danificou as rodas do avião.

Em 12 de novembro do mesmo ano, já com a terceira versão do Oiseau de Proie, Santos Dumont fez história. Utilizando de ailerons rudimentares para ajudar na direção, o 14-bis percorreu 220 metros em 21,5 segundos, estabelecendo o recorde de distância da época. 

 

Santos Dumont

 

Considerado pelos Brasileiros como o inventor do avião. Alberto Santos Dumont comemoraria em julho de 2019, 146 anos de vida.

Conheça os principais erros na hora de procurar um helicóptero para comprar.

Curtiu conhecer a história do 14-bis? Siga nosso Instagram e aprenda muito mais sobre aviação. Clique aqui.