Como São Transportadas As Vacinas Para Covid-19?


As vacinas contra a covid-19 já chegaram! Portanto, o grande desafio atual é a distribuição dos insumos e das vacinas em si. Por isso, neste texto falamos um pouco sobre como são transportadas as vacinas para covid-19!

 

Qual Avião Pode Transportar Vacinas Contra Covid-19

De acordo com a ANAC, é permitido que até aviões de transporte de passageiros possam transportar vacinas contra covid-19. Contudo, é preciso seguir algumas regras.

Afinal, a maioria das vacinas precisa ser transportadas em temperaturas baixíssimas. Logo, uma das necessidades de transporte é a utilização de gelo.

De acordo com o regulamento brasileiro para aviação civil, o gelo seco é uma substância que não deve ser transportada em cabine de passageiros por sua periculosidade.

Entretanto, com a pandemia e a necessidade de mais oportunidades de transporte de insumos, a regra foi flexibilizada. Dessa forma, é exigido que as aeronaves tenham um sistema capaz de lidar com incêndios.

Como São Transportadas As Vacinas Contra Covid-19

Apesar de cada fabricante operar de formas diferentes, há uma semelhança no transporte de vacinas.

Sendo assim, o transporte por aeronaves é essencial para o sucesso do trabalho de distribuição. Contudo, é preciso respeitar a regra, como dissemos anteriormente.

Contudo, o processo de transporte pode se dar de diversas formas. As vacinas da Pfizer, por exemplo, chegam a partir do exterior em caixas próprias e que mantêm a temperatura ideal.

Vacinas como a Coronavac e a Astrazenica, que tem produção nacional, dependem de insumos advindos do exterior, que também chegam por vias aéreas.

Distribuição Para Estados

Assim que prontas, as vacinas são distribuídas pelo Ministério da Saúde para todos os estados da federação por aviões fretados ou próprios.

Por fim, os estados distribuem as vacinas para cada cidade em centro centralizados. Ademais, esse processo pode variar de estado para estado, afinal, há liberdade para isso ser feito da forma em que os governantes preferirem.

Curtiu essa curiosidade? Conheça mais na Ads Latin.