Mulheres na aviação: entenda o mercado


Falaremos um pouco sobre o mercado da aviação para as mulheres, segundo a ANAC, o número de mulheres com licenças para voar como piloto aumentou, mas ainda não chegou a 2% em comparação aos homens.

 

Conhecendo a história das mulheres na aviação:

 

Contudo, no passado as mulheres foram responsáveis por muitos marcos na origem da aviação, em destaque podemos falar de:

Blanche Scott, que além de ter se tornado a primeira mulher a dirigir pelos Estados Unidos, ela também foi a primeira a voar na América.

Ela fez história e demonstrou que as mulheres conseguiam pilotar uma aeronave. Em 1910, ela se juntou à equipe de exibição de Curtiss, e fez seu primeiro voo oficial.

Podemos citar outros nomes de mulheres que fizeram história na aviação, como: Harriet Quimby, Bessie Coleman, Amelia Earhart, Helen Richey, Sabiha Gökçen.

Ademais, outro fato importante sobre as mulheres na aviação, surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942 onde as mulheres foram treinadas para pilotar aviões militares.

Na época esse grupo de elite de pilotos femininos eram conhecidas  como Women Airforce Service Pilots (WASP).

Esse programa permitiu que mais 1.100 mulheres pilotassem uma variedade de aeronaves militares.

Portanto, foi possível na época perceber que mulheres poderiam voar tão bem quanto homens. 

 O mercado hoje

É interessante saber que no passado as mulheres mesmo com preconceitos conseguiram marcos importantes na aviação e atualmente, não poderia diferir, mesmo ainda sendo a minoria, aos poucos ela vem conquistando o seu espaço e já existem companhias aéreas com a preferência em tripulantes do sexo feminino como fala na reportagem da Folha de São Paulo que fale a pena a leitura.

Contudo, baseado nessas informações, podemos perceber ser um mercado promissor e que gradualmente as mulheres podem se tornar um número expressivo como piloto de aeronaves.

Aqui no Brasil, podemos também ver esses avanços, segundo a reportagem da Veja, conta que“ A Avianca formou a primeira equipe inteiramente composta por pilotos mulheres em 2018, por meio do Programa Donas do Ar”.

Por fim, percebemos que as mulheres na aviação vão ganhando espaço gradualmente, se você mulher tem esse sonho, corra atrás dele e garanta seu espaço, pois o mercado está cada vez mais promissor.

Caso queira saber mais sobre como entrar no mercado, leia agora esse conteúdo aqui.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe o link para aquela mulher com o sonho de ser piloto e a motive a correr atrás dos seus sonhos!

 

Para saber mais sobre assuntos relacionados à aviação, siga a ADS LATIN.