História do Primeiro Helicóptero do Brasil
Nós já falamos aqui sobre a história dos helicópteros, mas, há muita história a ser contada ainda. Confira agora a história do primeiro helicóptero do Brasil. Afinal, esse equipamento que revolucionou a aviação e trouxe diversos avanços, fez a sua história aqui no Brasil também. Hoje, temos até mesmo uma fabricante nacional de helicópteros, a Helibras.
Bell 47G: O Primeiro Helicóptero de uso Civil do Mundo
O bell 47 foi o primeiro helicóptero de uso civil regulamentado do mundo. Ou seja: isso significa, que logo no seu lançamento, foi enviado para diversas partes do mundo. A tecnologia inovadora se fez útil em diversos setores, e assim como hoje, trouxe diversos avanços para economia.
O Primeiro Helicóptero e o Primeiro Piloto do Brasil
Dado isso, a certificação do helicóptero saiu em 8 de março de 1946. E no Brasil, foi encomendado para diversos usos. Como a agropecuária, industria e também para uso militar. Aqui no país, o primeiro piloto a se aventurar nesse helicóptero foi Renato Arens, treinado na fábrica, foi considerado o primeiro piloto de Helicóptero brasileiro. Porém, o primeiro piloto a ser registrado foi Carlos Alberto Alves, que foi treinado por Arens naquele mesmo ano.
Ademais, pouco tempo depois da chegada do Bell 47 no país, fabricantes como Sirkorsky e outras aeronaves da Bell começam a desembarcar aqui, vindos diretamente dos Estados Unidos.
Contudo, o principal uso dessas aeronaves eram em serviços de busca e salvamento das forças armadas brasileiras. Além dos usos já detalhados neste texto.
Produção Nacional
Infelizmente, a fabricação nacional de helicópteros só veio a acontecer mais recentemente, quando em 1978 a Helibras começa a produzir aeronaves após ganhar uma licitação do governo. Entretanto, ainda é muito difícil a produção totalmente nacional, mas esperasse que nos próximos anos isso se torne cada vez mais fácil.
Conheça mais sobre aeronaves e helicópteros no nosso Instagram.
Saiba mais sobre helicópteros.