Helibras Helicopters: conheça a história da fabricante
Helibras helicopters é uma empresa brasileira subsidiária da Airbus Helicopters que produz helicópteros de uso civil e militar.
Conheça agora um pouco da história dessa fabricante.
História da Helibras Helicopters
Criada em 1978, na cidade de São José dos Campos (SP) pelo grupo francês Aérospatiale. A Helibras surgiu de uma licitação do governo Brasileiro para a produção de helicópteros.
Apenas 2 anos após ela se mudou para Itajubá (MG) onde mantêm sua fábrica até hoje.
No ano de 1992 , com a fusão dos grupos Aérospatiale e Daimler Chrysler Aerospace, a Helibras ganhou uma nova matriz, a recém formada Eurocopter. Nós já falamos sobre a história da Eurocopter antes.
Desenvolvendo helicópteros para uso militar e civil. A Helibras marcou sua história abastecendo e disponibilizando aeronaves para o mercado brasileiro. Em 2002 a marca já havia entregado mais de 500 aeronaves para o mercado nacional.
Sendo assim, ela entregou aeronaves importantes como a primeira EC155 VIP do Brasil. Além disso, outro marco é a produção de Helicópteros Esquilo.
Portanto, sua atuação se tornou majoritária, em 2013 cerca de 50% da frota de helicópteros a turbina do país eram da fabricante.
Atuando em setores governamentais, militares e civis, a marca se consolidou. Desse modo, em 2015 com as mudanças da Eurocopter, a Helibras passou a ser controlada pela Airbus.
Futuro na Aviação
Atualmente, a marca trabalha com diversos serviços e produtos no mercado. Sendo um deles, um simulador de voo avançado para treinamento de pilotos.
Além disso, mantêm um centro de manutenção e apoio ao cliente. Continuando a oferecer opções inovadoras e avançadas para a aviação em geral.
Enquanto isso, a Airbus Helicopters atualmente desenvolve novas soluções de helicópteros pensados para o futuro, pensando em mais sustentabilidade e tecnologia.
Nós já falamos sobre isso em outro texto.
Por fim, a Helibras é uma das mais importantes e necessárias fabricantes de aeronaves do país. Representando desenvolvimento e investimento no setor.
Quer saber mais sobre aviação? Siga a ADS LATIN.