Diferença de Esquis e Rodas em helicópteros.


Há vários tipos de helicópteros no mercado. Além disso, há também uma grande variedade de assessórios e equipamentos. Um deles, são os apoios para pouso. Nesse caso, há dois tipos, esquis e rodas, cada um com um tipo de uso e um desempenho diferente. Nesse texto vamos falar sobre isso.

Esquis

Seguramente, este é o tipo mais comum de se achar. Além de ser mais barato, ele pode apresentar uma variedade maior de usos. Em suma, isso se dá pela sua versatilidade, ele pode ser usado na maioria dos terrenos e apresenta uma boa opção para pousos em terrenos irregulares. Por ter duas pás grandes e que aderem parte do terreno, a facilidade de pouso é maior também.

Além disso, eles se mostram muito interessantes, já que sua manutenção pode ser menos custosa e mais facilitada.

 

Rodas

Já as rodas são uma opção legal para o ganho de velocidade e também da facilidade. Usando as rodas, a aeronave ganha até 14kmh a mais de velocidade. Porém, o uso desse equipamento pode limitar as possibilidades de locais de pouso, já que os pontos de contatos estão menores, totalizando 3. Ademais, essa aeronave se torna versátil ao possibilitar o taxiamento em ambientes adequados.

Contudo, aqui a manutenção pode ser mais custosa e avançada, por se tratar se um conjunto de rodas, problemas podem ser mais complexos de se resolver.

 

Qual usar?

Não existe uma resposta para essa pergunta., tudo vai depender do uso e do tipo de terreno em que a aeronave vai pousar. Para helicópteros de resgate, por exemplo, é muito utilizado os esquis. Já em Táxi Aéreo, é comum se ver dos dois tipos. O que precisa ser feito é uma análise e um planejamento, de acordo com o que é esperado.

Quer saber mais sobre Aviação? Acesse o nosso Instagram!

Conheça mais a ADS LATIN.