Como matricular aeronaves?


A matrícula de uma aeronave é o primeiro passo para sua regulamentação final. O processo é muito importante e demanda atenção dos donos de aeronaves. Entenda hoje como matricular aeronaves!

Onde Matricular Aeronaves?

Primeiramente, é preciso entender que a matrícula deve ser feita apenas em um país. Ou seja, se uma aeronave já é matriculada em um país, ela não pode ser matriculada em outro.

Todo esse processo deve ser feito no site governo federal. Além disso, é preciso entender que o processo pode ser demorado.

Como Fazer a Matrícula?

A primeira etapa desse processo é solicitar a reserva de marca. Se você já possui, não vai precisar criar novamente.

Após isso, é o momento de começar a requisição da matrícula. Sendo assim, no site dedicado, siga os passos pedidos. Prepare-se para ter em mãos alguns documentos, como seguro, comprovante de taxas de fiscalização, titulo de compra, comprovante de endereço e contrato social, se houver.

Tenha atenção, pois cada tipo de aeronave tem suas características. Com elas bem definidas, o próximo passo é entender quais taxas e tarifas se adéquam ao tipo de aeronave a ser registrada.

Contudo, é preciso dar atenção também as documentações da ANAC. Nessa etapa, serão agendados voos, visitas técnicas e também a entrega de documentações para o órgão.

Finalização da Matrícula

Entretanto, após finalizada a entrega de documentos e avaliações técnicas, é hora de aguardar a finalização dos certificados. O tempo de duração pode durar 30 dia e o status de andamento pode ser acompanhado no site da FAB.

Outro ponto importante a ser mencionado, é que é o dos custos. Cada caso é um caso, por isso, é preciso que você analise o quesito em que a aeronave se encaixa melhor.

Todo o processo,  e essas informações, estão detalhadas nesse site.

Veja também: quando custa uma aeronave?

Siga nosso Linkedin e não perca nenhuma novidade!