3 Tipos de Manutenção de Helicópteros


A manutenção em helicópteros é algo imprescindível para a segurança de voo. Por isso, é preciso ter atenção e dedicação na hora de fazer manutenções. Pensando nisso, nesse texto vamos falar de 3 tipos de manutenção para você ficar atento!

 

1 – Manutenções periódicas

Quando se tem uma aeronave, é preciso um esforço diário para mantê-la em bom estado de funcionamento. Para isso, é importante que haja profissionais capacitados, treinados e focados em realizar inspeções periodicamente na aeronave.

Esse tipo de manutenção tem como objetivo manter a condição de aeronavegabilidade da aeronave. E isso de dá através de lubrificações, troca de óleo, limpeza, inspeções visuais, inspeções através de ensaios não destrutivos, troca de peças (caso necessário) e detectar possíveis problemas, antes que ele se torne de fato um problema.

As inspeções periódicas são determinadas pelo fabricante através do plano da manutenção de cada aeronave, que podem ter intervalos estabelecidos por tempo, horas de voo e/ou ciclos.

 

2 – Manutenções não programadas

Continuando, o próximo tipo de intervenção é aquele que “foge” ao programa de manutenção da aeronave. Esse tipo de manutenção é realizado devido à falha ou deterioração prematura de alguma parte, ou peça.

Normalmente para esse tipo de manutenção é necessário a substituição da peça ou parte danificada, ou reparo da mesma.

Dentre as manutenções não programadas que são realizadas nas aeronaves, as mais comuns são vazamentos de óleo, folgas e desgastes acima do permitido pelo manual e panes elétricas.

 

3 – Overhaul

O Overhaul como é comumente utilizado na aviação, ou Revisão Geral, traduzindo para o português, pode ser realizado tanto na aeronave, dependendo do modelo, como em seus componentes.

Neste tipo de manutenção a aeronave ou componente é totalmente desmontado para uma inspeção minuciosa de todas as peças. Durante a revisão geral existem itens de troca obrigatória e itens de troca condicional.

Os itens de troca condicional serão avaliados de acordo com os critérios estabelecidos pelo manual do fabricante. Portanto, caso estejam nas limitações determinadas eles voltam a voar, caso contrário são descartados e uma peça nova e colocada em seu lugar.

A quantidade de horas e/ou tempo de intervalo de cada overhaul é determinado pelo fabricante do artigo aeronáutico, seja ele toda a aeronave ou somente um componente.

Aqui na ADS LATIN trabalhamos com a Manutenção em Aeronaves de vários tipos! Conheça agora e contrate quem tem experiência.

Veja também: Principais usos para helicópteros