Segurança Aérea, o que é?


A segurança aérea é assunto sério. Apesar de subjetiva, há um consenso sobre o que significa a Segurança Aérea. De acordo com a Organização de Aviação Civil internacional, a segurança de aérea é o“estado no qual o risco de ferir pessoas ou causar danos em coisas se limita a, ou está mantido em ou abaixo de, um nível aceitável, através de um processo contínuo de identificação de perigos e gerenciamento de riscos” (Doc 9859/OACI).

 

Como alcançar a Segurança Aérea?

 

Primeiramente, é preciso entender quais são os impactos disso em nossa vida. A cada surgimento de tecnologia e novos meios de transporte, novas preocupações com a segurança nascem. Um ótimo exemplo disso é a discussão sobre a segurança dos patinetes elétricos. Vimos isso nos últimos anos.

Assim como no exemplo, houve discussões quando as aeronaves surgiram. Dessa forma, protocolos e regras foram criadas e, de acordo com a evolução da tecnologia, aperfeiçoados.

Hoje, temos mapeados problemas, questões, processos e também normas de segurança. Assim, conseguimos ter uma aviação cada vez mais segura.

 

Mudanças Radicais na Segurança Aérea

 

Contudo, apesar de muito segura, a aviação já passou por momentos difíceis. Um desses momentos foi o 11 de setembro. Onde 4 aeronaves foram sequestradas e depois derrubadas em centros populosos dos EUA. O episódio gerou uma mudança radical na aviação civil.

Isso, fez com que os aeroportos se tornassem muito mais preocupados e equipados. Fazendo com que as regras de voo se enrijecessem. Porém, nós já fizemos um texto falando dos impactos disso para a aviação mundial. Confira agora.

 

No Brasil

 

Já no Brasil, há vários exemplos famosos de quedas e acidentes com aviões. Desses, a sua maioria tem um agente em comum: a negligência.

 

Importância da Manutenção e Regulamentação

 

Contudo, alguns pontos importantes para o mantimento da segurança, em muitos casos são desrespeitados. Por isso, é comum vermos a negligência, a falta de manutenção e o erro humano como causas de acidentes.

Desde a má conservação de equipamentos, até a má gestão dos recursos de uma aeronave. Tudo isso pode ser evitado com trabalho e atenção.

Um grande exemplo disso, é que tivemos alguns acidentes com personalidades nos últimos anos. E, em sua maioria, foram resultados do desrespeito a leis, regras e normativas vigentes.

Finalizando, é importante que tenhamos atenção também aos serviços contratados. Portanto, confie apenas em empresas certificadas e com qualidade atestada pelo mercado.  Evite propagandas fáceis e preços muito abaixo do mercado. Afinal, a segurança de voo é importante, pois, uma aeronave insegura pode matar.

Veja também: Como Matricular Aeronaves?

Siga o nosso Instagram!