Mercado de aviação e o coronavírus.


O mercado foi abalado com a pandemia de coronavírus! Voos cancelados, viagens adiadas, e até mesmo destinos proibidos. Tudo isso aconteceu em menos de uma semana. Como o mercado reagiu e como isso vai impactar o futuro da aviação? E como a aviação de asas rotativas está lidando com esse momento. Nesse texto vamos falar um pouco sobre o mercado de aviação e o coronavírus.

 

Impactos Diretos

 

Com a declaração de pandemia pela  OMS, alguns países foram fechando suas fronteiras e começando processos de quarentena em sua população. A Itália, um dos primeiros países ocidentais a serem atingidos, logo fechou suas fronteiras e teve o mundo se fechando para ela também. Logo, outros países foram entrando nessa lista, até chegarmos num ponto onde a maioria dos países, ficaram com suas fronteiras fechadas. Por conta desse movimento, o mercado que mais foi impactado foi o da aviação. Com os altos custos para se manter aeronaves no chão, grandes empresas da aviação mundial se viram em crise.

Para o mercado de asas rotativas, o impacto foi menor, porém chegou. Do dia para a noite, novas medidas precisaram ser tomadas e tivemos que aprender novos procedimentos. Como o ato de lavar as mãos, e o distanciamento entre pessoas. Porém, isso não foi um problema.

 

Novos Destinos

 

Para a aviação de asas rotativas, um mercado foi fortalecido. Com as dificuldades trazidas pelo vírus, o uso de helicóptero pela polícia e por instituições de saúde, foram primordiais para alguns atendimentos. Além disso, aviões de passageiros e que tem grande porte foram transformados em aviões de cargas para o transporte de testes de COVID-19 e equipamentos como respiradores e outros.

 

Desafios

 

Entretanto, apesar dos usos novos, o impacto foi grande e vai demorar para passar. Grandes empresas da aviação foram ameaçadas, como é o caso da LATAM, que caminha para uma recuperação fiscal. Outras empresas, só poderão ver o mercado como era antes da pandemia, em 2022, de acordo com especialistas da área. Com isso, é possível imaginar que teremos muitos desafios além das novas regras de higiene e de cuidados sanitários. Vai ser um momento de atenção e muito trabalho para a reestruturação.

Você trabalha com a viação? Me conta nesse post como está sendo isso na sua empresa.

Veja também mais informações sobre aviação.