Indústria 4.0: o futuro da aviação


Estamos vivenciando a quarta grande revolução industrial. Por isso, vários setores vão observar mudanças quase radicais em seus meios de produção. Neste texto vamos falar de como o futuro da aviação está atrelado ao conceito de indústria 4.0.

O que é Indústria 4.0

Primeiramente, precismos explicar o que é a Indústria 4.0. Considerada a quarta revolução industrial, a indústria 4.0 é caracterizada pela informatização, modularidade e integração dos meios.

A principal característica é o uso dos dados e de informações digitais. Por meio deles é possível identificar problemas, inovar, e criar novos processos.

Outras coisas que caracterizam a Indústria 4.0 é a utilização de big data, automatização, internet das coisas, informatização de fábricas, etc.

O Que Esperar Para o Futuro Da Aviação?

Assim como falamos em outro texto, o futuro da aviação é algo muito positivo e deve trazer mudanças realmente impactantes. Além disso, com os conceitos da Indústria 4.0 o futuro parece ainda mais fantástico.

Aeronaves Autônomas

Parecido com o movimento visto na indústria automotiva, é esperado que vejamos aeronaves sendo operadas a distância ou por inteligência artificial. Apesar de ainda parecer um sonho distante, já há esforços por empresas, como a Embraer, para o desenvolvimento desses equipamentos.

Internet das Coisas

Diferente do que foi citado anteriormente, a internet das coisas é algo que já conseguimos perceber a nossa volta. Afinal, já é comum encontrarmos relógios, celulares, TVs, geladeiras e outros equipamentos com acesso à internet.

Esse tipo de tecnologia pode ajudar a trazer novas funções e ferramentas para o dia a dia. Dessa forma, é esperado que a aviação absorva cada vez mais os avanços dessa tecnologia. Trazendo novas funções para aeronaves.

Por isso, podemos esperar mais funções e ferramentas com a ajuda da Internet Das Coisas.

Big Data

Por último, o big data é uma forma de se lidar com dados de forma analítica e precisa. Com base nos dados disponibilizados por esses sistemas, é possível encontrar problemas, soluções e identificar falhas que podem ser difíceis de encontrar.

Por conta disso, o Big Data já ajuda muitas empresas na tomada de decisão e também no monitoramento de problemas. Ademais, é possível identificar problemas em aviões e helicópteros sem a necessidade de contato direto com o equipamento.

Por fim, a indústria 4.0 tende a trazer muitos avanços e conhecimentos para o mundo! Confira mais materiais como este no nosso blog!

Siga a ADS LATIN.