A Incrível Arte da Manutenção em Aeronaves: Conheça o Processo
A Manutenção em Aeronaves é de extrema importância e uma grande responsabilidade. Não apenas pelo conforto, mas a segurança está explicitamente envolvida. Você já se perguntou alguma vez como é feita essa manutenção? Então conheça agora um pouco mais sobre esta área da viação.
Antes de mais nada, para fazer os devidos reparos, são retirados os assentos e em uma oficina de interiores as poltronas são restauradas. Para o conforto dos passageiros, todos pontos da cadeira são revisados e nada velho fica ali. Costureiras trabalham para revestir os assentos do avião.
Para que a Manutenção em Aeronaves seja completa, estruturas são montadas para dar o devido suporte e o mecânico possa ter acesso a todas partes do avião.
Um detalhe interessante é que cada camada de tinta influência o peso do avião. Então quando ele é pintado passa por raspagem e só depois ganha a nova cor.
Outro ponto da manutenção são os pneus. Os pneus são recauchutados e podem ser recauchutados até 4 ou 5 vezes, depois disso são substituídos por novos.
A janela dos aviões também são parte da Manutenção em Aeronaves. Estas janelas se desgastam e precisam ser polidas. Todo processo costuma dura 3 ou 4 horas e o trabalho é feito por pessoas com mãos consideradas delicadas para o trabalho.
O local para manutenção são os próprios hangares, por serem locais abertos, cobertos e com espaço suficiente. Ali são realizadas as manutenções com pintura, troca das poltronas, manutenção na fuselagem, polimento de janelas e muito mais.
Normalmente, dependendo da aeronave, a manutenção geral é feita a cada um ano e meio. No entanto as manutenções de rotina são constantes. Um avião, segundo uma empresa de aviação, fica em operação por no máximo 30 anos e então precisa se aposentar.
Uma parte importante na Manutenção em Aeronaves durante a rotina são as asas. Outro equipamento sempre atualizado em aviões de passageiros são os fornos que aquecem e guardam as refeições.
Dar uma Manutenção em Aeronaves é de extrema responsabilidade e sabemos bem disso. Todo cuidado é pouco e existem especialistas por trás de cada abordagem. Voar é o meio mais seguro, principalmente com um equipe especializada cuidando de tudo.
Leia também sobre Como Lidar com Crises na Aviação.
Fonte: economia.uol.com.br