Como o 11 de setembro mudou a aviação


O 11 de setembro é considerado o maior desastre da história dos EUA. No dia 11 de setembro de 2001, um ataque terrorista mudou para sempre a história dos Estados Unidos, e de certa forma, do mundo. Na manhã do dia 11, dois aviões atingiram o World Trade Center, NY. E outras 2 aeronaves foram direcionadas para o prédio do Pentágono. Somente uma delas obteve sucesso enquanto a outra caiu metros do prédio. Hoje vamos falar um pouco sobre como o 11 de setembro mudou a aviação.

 

Impactos iniciais

 

O evento ao todo deixou 3 mil mortos. Os aviões foram sequestrados e logo tiveram o comando realizado por terroristas. Em um dos voos, a tripulação e os passageiros inclusive entraram em conflito com os sequestradores. No mesmo dia, todos os voos dos EUA foram cancelados e se iniciou uma grande investigação para entender o que aconteceu. A partir desse dia, os procedimentos de seguranças se intensificaram e se tornaram mais rígidos.

 

O que mudou?

Bagagem de mão

Logo em 2001, as regras para bagagem de mão se tornaram mais rígidas. Além de detecção por raio-x, os passageiros teriam suas malas completamente inspecionadas. O fato ocorreu com agravamento, após que um terrorista foi identificado tentando entrar no voo usando uma bomba montada em um sapato.

No Fly List

Foi criada uma lista com nomes de suspeitos. Esses não poderiam entrar nos Estados Unidos. Antes do voo, o nome de cada passageiro passou a ser conferido nessa lista. São mais de 500 mil nomes de suspeitos e terroristas, e inclusive, de pessoas que precisam de revistas ainda mais detalhadas.

Scanner

Já teve que passar por um Scanner detector de metais? Após os atentados, o uso do equipamento se intensificou. Hoje, cada passageiro é obrigado a passar pelo processo.

Líquidos

Já estranhou o fato de não poder levar líquidos em voos internacionais? Após a polícia do Reino Unido prender em 2006 um terrorista portando líquidos inflamáveis, passou a ser regra a proibição de líquidos, pastas ou gel com mais de 100 ml em voos.

 

Outros Impactos

 

Além do que citamos, houveram outros esforços e restrições. Hoje a preocupação com o assunto é gigante, o que gera discussões e até levantamentos contrários, já que alguns grupos se sentem impactados pelas decisões. É o caso dos árabes.

Quer aprender mais sobre aviação? Acesse esse link. Siga nosso Instagram e fique perto da nossa equipe!