Certificações Para Táxi Aéreo


O táxi aéreo é um mercado interessante para donos de helicóptero. Alguns proprietários pensam em alugar suas aeronaves para essa função. Como já falamos aqui, é melhor manter a aeronave funcionando do que guardada juntando poeira. Porém, você sabe quais são as certificações para táxi aéreo? Aprenda agora nesse texto!

Há 2 etapas principais

Para que possa haver a operação de táxi aéreo, empresas interessadas devem seguir os ritos que mandam a ANAC. O primeiro deles é a Certificação Operacional e Registro das Aeronaves.

Nessa fase, é necessário que se cumpra 5 passos.

  • 1 – Reunião de Orientação Prévia – ROP
  • 2 – Verificação preliminar de documentação
  • 3 – Análise/aprovação de documentação
  • 4 – Verificações e inspeções
  • 5 – Emissão de certificado

A segunda fase é a de Outorga da Autorização para Operar.

Contudo, nessa fase, será feito o pedido oficial, e logo a entrada de um formulário de requerimento. Inclusive, essa etapa é muito importante, pois, é nela que é feita a oficialização diante as leis e das autoridade.

Enfim, o processo é finalizado com a publicação de outorga da autorização para operar no Diário Oficial da União.

Mas, como funciona a renovação?

Depois de passados 3 meses de operação, será preciso um pedido de renovação. O mesmo pode ser feito no site da ANAC. Caso passados os 3 meses e o pedido não tenha sido feito, poderá haver paralisação das operações.

Assim que feito o requerimento, será avaliado os requisitos de operação, tal como se há manutenções em dia, se a operação está cumprindo seu papel social e várias outras normas de funcionamento.

Caso autorizado, o pedido aprovado é publicado no Diário Oficial da União

Em resumo, o caminho pode ser burocrático e cansativo, mas o resultado é incrível! Nós sempre acompanhamos empresas de táxi aéreo e ajudamos a manter suas operações em dia, oferecendo manutenções, peças, serviços de auditória e muito mais. Quer saber mais sobre a ADS LATIN? Acesse aqui.