Helicópteros Agrícolas: como podem ajudar no seu trabalho


A utilização de helicópteros agrícolas é uma tendência no mercado. Nos últimos anos, mais produtores rurais vêm apostando na força dos helicópteros para a produção. 

Afinal, com cerca de 70 milhões de hectares agricultáveis, 8% do território nacional pode ser explorado. Além disso, a utilização de helicópteros representa mais facilidade e agilidade.

Quer saber mais sobre helicópteros agrícolas e como eles podem te ajudar? Confira agora mais um artigo da ADS LATIN. Vamos, lá!

O que são Helicópteros Agrícolas?

Helicópteros Agrícolas são aeronaves preparadas para o auxílio no trabalho do campo. Seja para locomoção, mas principalmente na irrigação e preparação do solo.

Ademais, esses equipamentos têm mais manobrabilidade. Por isso, conseguem entregar mais estabilidade e agilidade na hora de agir.

Diferente dos aviões monomotores, que costumam ser usados nestes trabalhos, o helicóptero pode fazer curvas menos complexas. Abrangendo apenas as áreas de interesse do produtor.

Com isso, os custos com combustível, manutenção e produtos químicos é menor. 

Veja também: como comprar helicópteros?

Quais as vantagens de se utilizar estes helicópteros?

Como adiantamos, a principal vantagem é a redução de gastos. Mas, não para por aí! Desse modo, outra grande vantagem é a qualidade do trabalho. Não entendeu? 

Um fenômeno causado pelo helicóptero pode ajudar na pulverização de químicos em plantações. O downwash faz com que as gotas pulverizadas sejam dispersadas de forma mais uniforme, evitando desperdícios.

Por conta deste fenômeno, é possível fazer a irrigação ou a pulverização de locais específicos, como hortas, etc. 

Outra grande vantagem é a facilidade de manuseio e agilidade. Dessa forma, um helicóptero agrícola sobrevoa os locais certos, com precisão. Além disso, eles podem ser facilmente restabelecidos devido à facilidade de pouso.

 Helicópteros Agrícolas são permitidos pela ANAC?

Certamente, desde 2016 a ANAC permite que helicópteros façam a aplicação de ativos agrícolas no Brasil.

Entretanto, como sempre indicamos aqui, é importante que você conte com fornecedores homologados e aeronaves documentadas e certificadas.

Por fim, a segurança trazida por estes equipamentos é um dos principais motivos para sua utilização. Portanto, manter a segurança na hora de encontrar uma aeronave também é importante.

As aeronaves agrícolas tendem a crescer e serem utilizadas por mais profissionais. A estimativa do mercado é que mais de 500 aeronaves entrem para o mercado agrícola nos próximos anos.

E aí, conhecia estes equipamentos e suas potências? Conta para gente lá no nosso Insta.