Os principais problemas em helicópteros


Os principais problemas em helicópteros que acarretam acidentes estão relacionados tanto a negligência humana quanto falha de motor. Somente no ano de 2019 o Brasil registrou 142 acidentes aéreos com 58 mortes. Os dados fazem parte do painel Sipaer (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), divulgado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. 

Segundo dados do painel Sipaer, a principal causa dos acidentes com aeronaves no Brasil é a falha de motor em voo. Foram 28 casos no último ano. Em segundo lugar aparece a perda de controle em voo, com 17 casos. Em terceiro lugar, está a operação a baixa altura, com 14 acidentes.

Falha no motor e erros dos pilotos são as principais causas de acidentes

Os dados do painel Sipaer revelam que a principal causa dos acidentes com aeronaves no Brasil é a falha de motor em voo. Em 2019 a maioria dos acidentes que ocorreram foram causados por erros dos pilotos. Segundo os dados do Cenipa, houve oito acidentes por falha no julgamento de pilotagem, quatro por erro na aplicação dos comandos e três por planejamento de voo. Além disso, a decolagem continua sendo a fase do mais crítica do voo, já que o momento que ocorre a maioria dos acidentes.

Além destes existem outros fatores que resultam na queda de helicópteros como:

1 – Não conhecer a aeronave

2 – Não estar com bem-estar físico e mental

3 – Pilotar com mal tempo

4 – Erros de navegação

5 – Perda de noção espacial

6 – Pressa para chegar logo ao destino

7 – Não fazer um checklist de segurança antes do voo

O Brasil possui uma das maiores frotas de helicópteros do mundo. Segundo estimativas da Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero (Abraphe), são mais de 3.000 pilotos em atuação no país, entretanto há gente mal treinada e pouca fiscalização nos mais de 4000 pontos de pouso cadastrados.

Manutenção deve ser feita regularmente

A manutenção de aeronaves é imprescindível e deve ser feita regularmente para evitar acidentes. A falta de manutenção representa negligência e pode acarretar graves problemas futuros. Fique sempre atento a qualidade das aeronaves que você tem contato, a procedência delas interfere na segurança de todos os seus passageiros. A segurança de seus passageiros depende delas.


Leia também: Como evitar acidentes de helicópteros